Darcy Ribeiro – O Guerreiro Sonhador

Série Grandes Brasileiros


Darcy Ribeiro não queria que sua morte fosse lembrada, mas sim a sua vida. O quarto documentário da série Grandes Brasileiros é uma homenagem à vida resplandecente desse grande intelectual, antropólogo, professor, educador, escritor e, acima de tudo, um nacionalista apaixonado pelo Brasil.

Ele se definia como um homem de “fazimentos”, mas que havia fracassado em tudo de importante que tentou fazer na vida: alfabetizar as crianças brasileiras, salvar os índios, fazer uma universidade séria, fazer o Brasil se desenvolver de maneira autônoma. Só que Darcy via esses fracassos como vitórias, dizendo que detestaria estar no lugar de quem o venceu.

Narrado pela atriz Cássia Kiss e apresentado pela Índia Tainá (Eunice Barros Baía), o filme mostra as ideias dele de maneira dinâmica, com algumas imagens que ele mesmo filmou da rotina dos índios urubus Kadiuéu, intercalando depoimentos do próprio Darcy com os de muitos dos seus amigos e admiradores como Oscar Niemeyer, Leonel Brizola, Sérgio Cabral, Cristovam Buarque, Ziraldo, Nélida Piñon e Eric Nepomuceno.

Darcy não fracassou ao lutar pela causa do desenvolvimento da Nação com respeito ao povo. Suas realizações, projetos e sonhos ainda pulsam nas duas universidades que fundou, no museu e no parque dedicado aos índios que criou, nas escolas em tempo integral que levantou, na passarela cultural do samba que construiu, na lei orientadora das diretrizes e bases da educação que inspirou.

Ele apenas não viveu tempo suficiente para ver suas sementes florescerem. Deixou essa tarefa para as novas gerações de brasileiros. ”Fiz força para o Brasil dar certo. Tenho pena porque eu ando meio doentinho, posso até morrer. Ficam vocês encarregados de fazer isso. Mas façam!”


Ficha Técnica:

Telecine documental de 58 minutos, produzido em 2007

Direção Geral e Roteiro: Fernando Barbosa Lima

Direção Executiva: Rozane Braga

Direção de Fotografia: Lula Araújo

Direção Musical: Aluisio Didier

Direção de Arte: Ruth Reis e Patricia Tebet

Apresentação: Eunice Barros Baía (Taína)

Narração: Cássia Kiss

Locução: Silvio Vasconcellos

Exibição: Rio TV Câmara (2007), TVE RJ (2007), TV Cultura (2007), Rede Minas (2007), TV Câmara (2007 a 2009), TV Senado (2007 a 2009), TV Universitária Rio (2007 a 2017), CineBrasil TV (2008 a 2015), Canal Brasil (2008 a 2016), Prime Box Brazil (2017).

Patrocínio: Eletrobras, Petrobras e Ancine.

Apoio: Fundação Darcy Ribeiro, Sesc e Senac.