Barbosa Lima Sobrinho – Cidadão do Brasil
Série Grandes Brasileiros
A história do escritor, político e jornalista que foi o mais jovem e também o mais velho presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) é contada neste primeiro documentário da série Grandes Brasileiros. A vida e a obra de Barbosa Lima Sobrinho se complementam, formando um sólido e apaixonado alicerce em defesa do Brasil.
Com apresentação da atriz Fernanda Montenegro, o filme tem como pano de fundo os conflitos e instabilidades políticas do século XX. Doutor Barbosa, como era reverentemente chamado, participou de todos os eventos políticos importantes ao longo de seus 103 anos de idade. Da Revolução de 1930 aos movimentos contrários às privatizações ocorridas no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Ele foi governador de Pernambuco, deputado federal por duas vezes e presidente da Academia Brasileira de Letras, além de liderar a ABI por mais de 30 anos. Durante a ditadura militar, enfrentou o regime disputando a eleição como anticandidato a vice-presidente na chapa de Ulysses Guimarães. No início da redemocratização, foi o primeiro a assinar o pedido de impeachment do Presidente Fernando Collor.
Por meio de entrevistas e depoimentos dele próprio, de diversos amigos e personalidades da vida pública brasileira, o documentário revela a dignidade e o patriotismo desse Grande Brasileiro. Sua luta pela justiça, pela democracia e pelos direitos humanos, seu amor pelo país e sua crença em um futuro grandioso para nossa Nação. Ideias e ideais que Barbosa Lima Sobrinho defendeu até o dia de seu funeral, quando foi publicada a última coluna que assinava no Jornal do Brasil, onde trabalhou por quase 80 anos.
Ficha Técnica:
Telefilme documental de 58 minutos, produzido em 2004
Direção Geral, Argumento e Roteiro: Fernando Barbosa Lima
Direção Executiva: Rozane Braga
Direção de Fotografia: José Guerra
Direção de Arte: Ruth Reis e Patricia Tebet
Direção de Produção: Nina Luz e Claudia Castello
Apresentação: Fernanda Montenegro
Narração: Ronaldo Rosas
Exibição: TV Cultura (2005 e 2006), Canal Brasil (2006 a 2009), Rio TV Câmara (2007), Rede Minas (2007 a 2009), TV Câmara (2007), TV Senado (2007), CineBrasil TV (2008 a 2015), TV Universitária Rio (2009 a 2017), Prime Box Brazil (2017).
Patrocínio: CNI e Petrobras.