Musica Brasilis III

Imagens Sonoras


Circuitos de apresentações musicais, sincronizadas com projeções de imagens cenográficas, realizados pelo Instituto Musica Brasilis, com patrocínio do BNDES. Os espetáculos multimídia, concebidos pela pianista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, tem como objetivo o resgate e difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros, em grande parte inacessíveis. A FBL participou de 3 das 8 edições desses programas exibidos pela TV Brasil: Imagens Sonoras (2012), Nazareth Iluminado (2013) e De Bach às Bachianas (2015).

Imagens Sonoras

O terceiro Circuito Musica Brasilis resgata tesouros esquecidos da música brasileira, mostrando a riqueza musical dos ciclos econômicos do açúcar, ouro, diamantes, café e borracha. O espetáculo multimídia, combinando imagens e sons, apresenta composições criadas nos momentos culminantes desses períodos da história do país. Desde os Cânticos Tupinambás, anotados no século XVI por Jean de Léry, passando por Luis Álvares Pinto, José Maurício Nunes Garcia, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth e chegando a Villa-Lobos.

As projeções de imagens em um telão instalado no fundo do palco dão ao público a sensação de “ver a música”. Essa é uma ideia criada pelo norte-americano Stephen Malinowski, que desenvolveu o The Music Animation Machine, um software que transforma dados musicais em informações visuais. O espetáculo também inclui a literatura, ao ser conduzido por textos de autores brasileiros, recitados pelo ator Mateus Solano.


Ficha Técnica:

Programa de 70 minutos produzido em 2012

Direção Geral: Rozane Braga

Roteiro: Rosana Lanzellotte

Direção de Fotografia: Almir Baroni

Direção Musical: Rosana Lanzellotte e Fernando Portari

Projeções: Superuber e Stephen Malinowski

Direção de Produção: Penha Ramos

Narração: Mateus Solano

Elenco: Rosana Lanzellotte (órgão e pianoforte), Rosana Lamosa (soprano), Fernando Portari (tenor), Ricardo Kanji (flauta), Nicolas de Souza Barros (guitarra), Marcus Ribeiro (cello), Mingo Araujo (percussão).

Exibição: TV Brasil (2012) e Prime Box Brazil (2017).