Sergio Britto, o mestre dos palcos
Série Grandes Brasileiros
O nono documentário da série Grandes Brasileiros mostra a vida e a obra de um artista que tinha o teatro nas veias, mas não se limitou a ser atuante e brilhante apenas na arte de representar. Sergio Britto foi ator, diretor, produtor e professor. Por mais de meio século, testemunhou e teve presença atuante na vida cultural brasileira. Sempre ligado a todas as evoluções estéticas do teatro, cinema e televisão. Responsável pela formação de milhares de atores na arte de representar.
Sua maior paixão, no entanto, era estar no palco, interpretando os mais variados personagens, nos mais diversos gêneros teatrais. Servindo-se de textos que ia buscar entre os melhores autores. Encenou mais de 200 peças, balés, óperas, teleteatros e novelas. Além de fazer cinema e apresentar, por mais de uma década, o programa de televisão Arte com Sergio Britto.
Neste documentário, a FBL mostra o ator fiel à sua paixão. Seguro da opção pelo teatro desde o início, quando teve a coragem de contrariar o desejo da família, abdicando de uma promissora carreira como médico, depois de concluir o curso de medicina.
Nos depoimentos colhidos entre amigos e admiradores, como Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Irene Ravache, Gerald Thomas e Amir Haddad, vemos o reconhecimento de Sergio Britto como um artista obstinado, insubstituível e único. Totalmente obcecado pelo seu ofício até os últimos momentos de uma vida inteira dedicada ao teatro.
Muitas histórias e percalços são contadas pelo próprio Sergio, que registrou seus pensamentos e observações em livros e nas diversas entrevistas que concedeu ao longo da carreira. Apresentamos nesta obra um relato sensível e rico sobre a vida e trajetória artística desse grande brasileiro, mestre na arte de representar.
Ficha Técnica:
Telefilme documentário de 56 minutos produzido em 2016
Com legendas em Inglês
Direção Geral: Rozane Braga
Direção Artística: Vince Tigre
Argumento e Roteiro: Regina Zappa
Direção de Fotografia: João Atala
Direção Musical: Miguel Couto e Daniel Romano
Trilha Sonora: Daniel Romano
Direção de Arte: Ruth Reis
Direção de Produção: Penha Ramos
Exibição: Canal Arte 1 (2017), Canal Curta! (2017), Prime Box Brazil (2017).
Patrocínio: Bradesco Seguros, Eletrobrás, Light, Sesc, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Ancine.